
Documentos Necessários para a sua Viagem:
Para os cruzeiristas, os documentos exigidos podem variar conforme o roteiro da viagem. Geralmente, é necessário apresentar um passaporte válido, visto (caso necessário para o destino), e um documento de identidade com foto. Além disso, é recomendável ter cópias dos documentos importantes e, em alguns casos, comprovantes de vacinas e seguro de viagem. Certifique-se de estar ciente das exigências específicas de cada porto de escala antes de embarcar.

Cruzeiro Temporada Brasileira
Roteiro Brasileiro:
RG original em bom estado, que identifique com clareza o seu portador, com data de emissão inferior a dez anos, ou outro documento de identificação válido no território nacional, tal como CNH, CREA, OAB, CRM, entre outros, desde que possua foto visível que identifiquem com clareza o portador.

Cruzeiro Temporada Brasileira Roteiro Mercosul - Argentina Uruguai:
RG original em bom estado, que identifique com clareza o seu portador, com data de emissão inferior a dez anos.
CNH, OAB, CRM, Certidão etc serão negados para ingresso em países do Mercosul, seja qual for o motivo da viagem (turismo, trabalho, estudos etc).

Cruzeiro Roteiro Internacional:
Passaporte válido (com no mínimo seis meses de validade na data de embarque), vistos consulares e exigências adicionais de acordo com o países visitados, inclusive para conexões.
Certificado Internacional de Vacinação (Conforme solicitados de acordo com os locais).
Em lugares como a Europa, a contratação do seguro é obrigatória por conta do tratado de Schengen.
ETIAS (Ainda não vigente), mas em breve será solicitado pela Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem). E ETA para o Reino Unido.

Cruzeiros Temáticos - Brasil
RG original em bom estado, que identifique com clareza o seu portador, com data de emissão inferior a dez anos.
Menores de Idade:
Para menores de idade viajando desacompanhados de um dos pais, é imprescindível apresentar uma autorização formal, além da documentação padrão. Esta autorização deve ser assinada pelo responsável que não está presente, assegurando que todas as formalidades legais sejam cumpridas. Estar atento a esses requisitos é fundamental para evitar contratempos durante a viagem.
Formulários do site do governo federal:
Para Viagem em território Nacional: (Formulário de Autorização de Viagem Nacional para Menor de 16 anos Acompanhado - Autorizado por um Responsável). Baixe aqui:
Para Viagem em território Internacional (Formulário Padrão para viagem internacional) Baixe aqui:
Obs: Links do site www.gov.br ; ao clicar nos links/botões os arquivos serão baixados automaticamente do site!!
Seguro Viagem:
Recomendamos que todos os viajantes adquiram um seguro viagem, independentemente do destino escolhido. Para viagens à Europa, a contratação do seguro é obrigatória por conta do tratado de Schengen. Essa precaução é fundamental, pois, em caso de necessidade médica e prestação de serviços de saúde ou correlatos, o viajante garante ressarcimento de seus gastos conforme contrato da seguradora escolhida. Recomendamos utilizar o seguro da própria companhia marítima. Proteja-se e garanta uma viagem tranquila e segura!
Certificado de Vacinação Internacional (CIVP):
Alguns países exigem que os viajantes apresentem certificados de vacinação contra determinadas doenças. É essencial que o viajante confirme, com antecedência, as exigências do destino, incluindo conexões e escalas. Por exemplo, a vacina contra febre amarela (FA) deve ser tomada até dez dias antes do embarque, e somente os certificados internacionais (CIVP) de vacinação serão aceitos, em Roteiros para o Caribe!! A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida. Você só precisa tirá-lo apenas uma vez. (Nunca deixe para se vacinar próximo a data da sua viagem, pois é necessária a emissão do certificado, e sem ele não sendo permitido o seu embarque).
Acesse: Meu SUS Digitalhttps://meususdigital.saude.gov.br/"
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que todos os viajantes estejam vacinados contra sarampo, caxumba e rubéola, com a vacinação realizada pelo menos quinze dias antes da partida para aqueles que ainda não foram imunizados.
Visto EUA, embarque ou em trânsito:
Todos os brasileiros necessitam de um visto para visitar os Estados Unidos, incluindo passageiros em trânsito fazendo uma conexão internacional. No entanto, turistas com dupla cidadania podem ser elegíveis a entrar nos EUA sem um visto através do Programa de Isenção de Vistos (Visa Waiver Program – VWP) usando o seu passaporte da outra nacionalidade.
Para mais informações consulte o site oficial: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
ETIAS - Visto Europeu - Ainda não vigente:
ETIAS -> O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, ainda não está em vigor, mas tem sua previsão para o primeiro trimestre de 2026).
Ele estará ligado ao passaporte e terá uma validade de 03 anos, ou até expirar o passaporte (o que ocorrer primeiro).
Candidatar-se à autorização de viagem ETIAS custará aproximadamente 7 EUR, embora alguns viajantes estejam isentos do pagamento desta taxa.
Todas as informações necessárias estarão no site oficial Link:
https://travel-europe.europa.eu/etias_en
Obs: O ETA (Autorização eletrônica de Viagem), a partir de 2 de abril de 2025, todos os visitantes que viajarem sem visto para o Reino Unido precisarão obter um ETA aprovado.
** Não se deixe enganar, alguns sites estão se passando por sites de inscrição oficial do ETIAS, usando o logotipo oficial da UE coletando informações pessoais dos viajantes (Podendo roubar seus dados pessoais, número de passaporte e cartão de crédito) além de cobrar uma taxa de seus serviços. Atenção!! O ETIAS custará 7 Euros e deve ser feito pelo site Oficial.
Documentação Rejeitada ou falta dela:
Se houver uma situação de documentação rejeitada, impedimentos de fronteiras e ações dos órgãos de imigração nos aeroportos, portos e postos de fronteira, para viagens nacionais, internacionais ou marítimas, estas são de total responsabilidade do viajante que deve apresentar toda documentação necessária dentro do prazo de validade e em ótimo estado no momento de sua exigência no decorrer de sua viagem. A deportação é um ato de soberania nacional, não havendo qualquer ingerência ou possibilidade de nossa interferência, decorrentes da falta ou boa apresentação da documentação legal de sua viagem, não havendo reembolso ou restituição de quaisquer valores.